Script – Coleta de Waits por Snapshot.

Script – Coleta de Waits por Snapshot.

Olá,

Postando aqui um script de uso pessoal, segue um exemplo de coleta de waitstats baseada em snapshot: ideia antiga porém efetiva: realiza a coleta das esperas de determinado servidor em momento A e momento B e retorna a diferença.

A ideia é que, pelo fato da DMV ser cumulativa, uma consulta direta não responde muita coisa além de dar uma ideia geral (e bem abstrata) de quais waits possuem maior número de ocorrências. O problema é que estes dados isolados são difíceis de interpretar.

Já com snapshots, é possível verificar a contagem das esperas por intervalo de tempo de modo e isso auxilia demais análises de troubleshooting (muito mais efetivo se isso é feito no início de qualquer análise), sendo a diferença um número mais factível tendo algum contexto temporal.

Esperas são eventos normais e a maioria delas podem ser ignoradas em análises de troubleshooting e elas estão retratadas nos filtros via NOT IN.

O script abaixo pede apenas um parâmetro em segundos e processa as coletas.

[]’s

Referências
MSDN – sys.dm_os_wait_stats
Script Paul Randal: Script Paul Randal:

porRenato Siqueira

Administrador de Banco de Dados. Gosto de trabalhar com tecnologias relacionadas a banco de dados SQL e NoSQL. Também gosto de TI em geral, de jogar às vezes (haha) e de aprender uma coisa nova todo o dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.