Olá,

Gostaria de compartilhar  minha impressão sobre a prova 1Z0-071 da Oracle, pré-requisito para obter o título de  OCA – Oracle 12c Administrator.
Para saber o que é cobrado no exame, clique aqui .

 Impressões + dicas
A prova estava 100% alinhada com TODOS os tópicos declarados como tópicos do exame (Review Exam Topics) e notei respeito por parte da Oracle em, descrever no resultado do exame, tópico por tópico onde o candidato respondeu incorretamente as questões. Melhor feedback que esse, nunca nem vi. Além disso, ao meu ver, não é uma prova que subestima o candidato entregando respostas óbvias e usa e abusa de questões com armadilhas (tanto de sintaxe como de comportamento de comando).

Sobre o exame em geral, deixo poucos tópicos de atenção (já que a prova é bem diversificada):

+ Questões com TO_DATE e TO_CHAR em peso, principalmente formatações de data;
+ Diversas pegadinhas envolvendo ORDER BY (no UNION);
+ Domine operações de agrupamento (GROUP BY) e JOINS (todos os tipos, natural, using, outer, inner, etc) pois são bem cobradas no exame, inclusive de forma textual sem comandos.
+ Caiu poucas questões sobre views de dicionário, mas as que cairam, são facilmente cobertas pelos materiais de estudo da Oracle;

+ Muita questão (73) pra pouco tempo (1h40). É uma prova com muitas questões “armadilha” que exigem constante releitura, então se notar que está perdendo tempo demais (5min+), marque a questão pra revisão e parta pra próxima. Essa dica é padrão pra qualquer exame de longa duração, mas é especialmente válida em exames de query.

+ Se você veio do TSQL como eu, não apenas leia sobre PL-SQL, teste cada consulta e acredite…alguns comportamentos são bem diferentes entre os dialetos. Tente concatenar uma STRING com um NULL nos dois produtos e observe os resultados. Domínio da sintaxe é algo que o exame já espera de você como candidato e ele não vai te apresentar 5 questões onde 1 é a resposta certa e as outras 4 são visivelmente absurdas já julgando pela sintaxe. Na verdade a maioria das respostas se parecem MUITO e pra mim esse é o desafio da prova.

Materiais de estudo

Materiais da Oracle Press que cobrem o exame 1Z0-061 ou 1Z0-071 , curso na Udemy para o exame e Oracle Magazine (esse último é muito bom mas deve ser lido de modo seletivo de acordo com os tópicos do exame) foram os materiais que usei.

Até a próxima!

12 thoughts on “Impressões sobre o exame Oracle Database SQL – 1Z0-071

  1. Luis Santos

    Tem o link dos cursos da Udemy para o 1Z0-071 que você recomenda? Você enviou o link da Udemy somente para o 1Z0-061. E, ao pesquisarmos lá por 1Z0-071, encontramos uma miríade de cursos

    1. Renato Siqueira Post author

      Olá Luis, tudo bem? Infelizmente só tive tempo de fazer o curso da 061, cuja base funciona bem para a nova atualização da prova na minha opinião.
      Sobre o link do Oracle Magazine, é esse mesmo, os tópicos estão descritos em “Getting Started With PL/SQL”.

  2. Luis Santos

    Faltou uma coisa: parece também que o link para a Oracle Magazine não está correto.

  3. SANCHES

    Muito bom, estou estudando agora SQL e já estou com uma tremenda dúvida sobre as certificações, seu post me ajudou sobre a certificacao da Oracle. Obrigado.

    1. Renato Siqueira Post author

      Fico feliz te ter sido útil Sanches.
      Abs

  4. mayra

    ola. é preciso fazer algum curso oficial da oracle para tirar essa certificação? ou é so pagar o exame e fazer a prova? esta muito confuso no site da oracle muita informação. agaurdo

    1. Renato Siqueira Post author

      Opa Mayra, não precisa fazer curso, só pagar o exame e fazer a prova. Creio que a exigência faça parte da trilha da OCP (essa prova faz parte da trilha da OCA)

  5. Aline

    Existe algum site com o simulado? Iniciei os estudos, mas gostaria de alguns simulados para o exame 1Z0-071, vejo que ainda não tem muitas informações do simulado.
    Adorei as informações que você ocmpartilhou
    Obrigada!

    1. Renato Siqueira Post author

      Olá, não procurei por simulados então não saberia te informar. Disponha!

  6. Carlos

    Nunca trabalhei com SQL estou estudando há uns 4 meses para essa prova e a aprovação ainda parece distante.

Leave a reply

required